Roteiro – Entre o Mar e a Mata Atlântica

Aproveite o feriado para conhecer um dos destinos mais bonitos da costa brasileira

Com mais de 80% do seu território protegido pelo Parque Estadual, o arquipélago de Ilhabela tem natureza preservada e cenários paradisíacos, com dezenas de praias, trilhas e cachoeiras, que somadas aos atrativos históricos, culturais e gastronômicos, oferecem aos visitantes uma experiência única!

Confira algumas de nossas dicas para conhecer o melhor da cidade durante o 1º Festival de Cerveja de Ilhabela:

Todos os passeios sugeridos são oferecidos por receptivos turísticos credenciados ao Ilhabela Convention & Visitors Buereau. Escolha o seu e divirta-se!

Saiba mais no site: www.hospedailhabela.com.br

Aventura off road

Roteiro que mistura aventura, imersão na Mata e visita a uma das praias mais bonitas do arquipélago, o passeio de jipe até Castelhanos atravessa a Ilha de oeste a leste, através de uma estrada de terra de 22 quilômetros, no meio da exuberante Mata Atlântica. Logo que o jipe cruza a guarita que anuncia o início do Parque Estadual, é possível sentir o frescor e observar a beleza da floresta, além de ver e ouvir uma grande diversidade de pássaros, lagartos, esquilos e outras espécies da fauna e da flora nativa. Ao final da estrada, é preciso atravessar um rio antes de chegar à praia, que tem uma extensa faixa de areia cercada por águas cristalinas e um visual de tirar o fôlego!

Passeio de barco para o Bonete

Voltada para o mar o aberto, a Praia do Bonete fica no extremo sul de Ilhabela e guarda uma das paisagens mais preservadas da região. Só é possível chegar de barco ou a pé, por uma trilha de 13 quilômetros que atravessa a Mata Atlântica. Não há energia elétrica e a praia abriga a maior comunidade tradicional do arquipélago, onde vivem dezenas de famílias caiçaras que se dedicam à pesca e a atividades voltadas ao turismo. Para conhecer a praia num roteiro de um dia, os receptivos locais oferecem passeios de barco que saem pela manhã e retornam no final do tarde. No caminho, é possível ver do mar todas as praias da costa sul da Ilha, além de belas costeiras e paredões rochosos.

Passeio de escuna para o Jabaquara

Excelente opção para quem quer conhecer as belezas que estão além da orla, o passeio de escuna para as praias do Jabaquara e da Fome é oferecido pelos receptivos locais, seguindo em direção ao norte da Ilha, passando por diversas praias e por um belo trecho de área costeira. A primeira parada é na pequena e isolada Praia da Fome, que abriga casinhas de pescadores e barcos coloridos, com águas verdes muito cristalinas. Em seguida, os visitantes desembarcam na Praia do Jabaquara, a última acessível por terra ao norte da Ilha, cercada pelo verde da mata e muito preservada.

Trilha com banho de cachoeira

Destino perfeito para a prática de ecoturismo, Ilhabela tem dezenas de trilhas e cachoeiras, algumas bem escondidas na mata e outras com fácil acesso e boa estrutura para receber visitantes de todas as idades. Um dos roteiros mais frequentados é a trilha da Água Branca, com 2,5 quilômetros de extensão e cinco quedas d’água que formam um verdadeiro parque natural, com duchas e piscinas cercadas por árvores e plantas nativas. O primeiro poço está a apenas 100 metros da entrada e todo o caminho é sinalizado. Há placas que promovem a educação ambiental e dão informações sobre espécies nativas, além de escadas e corrimãos nas áreas desniveladas e bancos para descanso e contemplação.

Esportes náuticos

Conhecida como Capital Nacional da Vela, Ilhabela também oferece condições ideais para a prática de diversos esportes náuticos, como mergulho, windsurf, kite surf, stand up paddle, remo e vela, entre outros. Se você já é praticante de algum destes esportes, poderá encontrar nos receptivos credenciados ao Ilhabela Convention & Visitors Bureau toda a estrutura que precisa, desde aluguel de equipamentos e acessórios, até embarcações e equipes de apoio. Se pretende aprender uma das modalidades, também poderá contratar aulas com profissionais experientes e certificados.

Deixe uma resposta